terça-feira, 1 de junho de 2010

A FUNÇÃO DO RÁDIO

  • Como objetivo principal para a realização desse estudo, enfocaremos a função do rádio como um instrumento educativo, por meio de pesquisas identificamos o primeiro projeto como proposta de levar a educação pelas ondas do rádio.
  • Projeto Minerva- nasceu no Serviço de Radiofusão Educativa do Ministério da Educação e Cultura. Foi iniciado em 1º de setembro de 1970. O nome Minerva é uma homenagem a "deusa da sabedoria". Do ponto de vista legal foi ao ar tendo como escopo um devreto presidencial e uma jprotaria interministerial de n º 408/70, que determinava a transmissão de programação educativa em caráter obrigatório, por todas as emissoras de rádio do país. A obrigatoriedade é fundamentada na Lei 5.692/71.
  • Rádio e Educação: Uma Parceira que deu Certo - As iniciativas foram várias. tanto que o rádio no Brasil já começou educando. Em uma das rádios mais populares da histórias do Brasil, a Sociedade, do Rio de Janeiro, deu-se início à história do rádio educativo brasileiro, iniciativa de Edgar Roquette Pinto, considerado o " pai da radiofusão no Brasil". As transmissões educativas eram a base da programação da emissora, que transmitia cursos de línguas, geografia, história, física, química, palestras científicas e momentos literáriios e infantis.
  • O "velho" e o "novo" -Apesar do poder de alcancce, o rádio não é exclusidvidade dos que não têm acesso aos meios mais modernos de comunicação. Com a revolução digital, é clara a tendência de uma convergência midiática. E o rádio não fica de fora desse processo. É cada vez maior o´número de rádios na internet, sejam retransmitindo programação de emissoras tradicionais, sejam rádios criadas e produzidas exclusivamente para o mundo.

FONTE: CEAD UFJF - Centro de Ensino a Distãncia/Universidade Federal de Juiz de Fora

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